SAMORA MACHEL
LIVRE USO LUDICO-EDUCACIONAL
fonte: Correio da Manha
"MAIS CONHECIDO PELAS ANEDOTAS
Para grande parte dos portugueses, principalmente para as gerações mais jovens, o falecido presidente moçambicano Samora Machel é mais conhecido pelas anedotas grosseiras que se contam sobre a sua pessoa do que propriamente pelo seu papel histórico na independência de Moçambique. Trata-se de um reflexo dos tempos que se viveram em Portugal a seguir à descolonização, segundo afirmou ao Correio da Manhã o sociólogo Paquete de Oliveira.“Tem a ver com o contexto político da altura, que era mais favorável a ajustes de contas. Havia uma tendência para sobrevalorizar os aspectos negativos da figura de Samora Machel em detrimentos dos aspectos positivos”, afirma o sociólogo.Muito populares em finais dos anos 70 e no princípio dos anos 80, inclusive após a trágica morte do presidente moçambicano, em 1986, as anedotas do Samora, como eram conhecidas, sobreviveram até aos nossos dias.De cariz extremamente racista e depreciativo para a figura do presidente moçambicano, essas anedotas eram, para Paquete de Oliveira, o reflexo de todo o ressentimento causado pela descolonização. “Era um contexto muito marcado pela descolonização, por um discurso mais popular, sobretudo da parte dos retornados, que tinham determinados preconceitos”, afirma. Um ressentimento que, adianta, explica em grande parte por que razão “a sobrevalorização desse aspecto mais popular foi superior à do papel de Samora Machel como chefe de Estado e que a História tem reconhecido”.
Consideramos nós Cafico, que o sociólogo Paquete de Oliveira, deve um pedido de desculpas a todos os "Retornados" , face ao O Jornal Correio da Manhã publicou e imputando-lhe a sua autoria ...
Quais eram esses preconceitos senhorn Paquete de Oliveira?
As Anedotas do Samora não eram do mesmo timbre das anedotas do Salazar? Muitas só mudavam o nome de Salazar para Samora !!!
Além disso quem eram os seus autores? Retornados? Ex-Combatentes? Outros Portugueses que nunca estiveram no Ultramar? Quem?
Sr Paquete é facil enganar os ceguinhos, não é? Por certo não quererá ser a magestade num reino de pitosgas!
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home