Wikipedia

Resultados da pesquisa

terça-feira, outubro 31, 2006

já em Liberdade...

http://www.club-k.net/XP

Cabinda - O activista dos Direitos Humanos e jornalista, Raul Danda, foi libertado na passada sexta-feira e segundo o seu advogado Martinho Nombo, já está em Luanda e retomou a sua actividade.De acordo com o advogado que falava à RTP África, Danda foi liberto sob termo de identidade e residência, mas apesar de todo o aparato que este caso suscitou, Nombo acredita que o processo vai ser arquivado.Danda foi detido a 29 de Setembro, alegadamente por prática do crime de instigação, provocação e apologia de crimes contra a segurança do Estado e desde que foi detido tem vindo a crescer uma onda de solidariedade nos mais variados círculos nacionais e internacionais.O jornalista foi considerado um prisioneiro de consciência, sujeito a claras violências dos direitos humanos e foi ainda uma campanha pela libertação de Danda com eco em vários países europeus.Fonte: RDP África

sexta-feira, outubro 20, 2006

Falta de pagamento aos advogados ?




petição online em:

http://www.petitiononline.com/defensor/petition.html
Governo e Assembleia da República de Portugal
Exm.ºs Srs. Primeiro-Ministro e Ministro da Justiça, Somos advogados que se esforçam e fazem grandes sacrifícios para assegurar a defesa dos cidadãos portugueses que não têm possibilidades financeiras para contratar os serviços de um advogado. Apesar de considerarmos a nossa actividade como defensores oficiosos de importância fundamental para o bom funcionamento de um Estado de Direito democrático, não pretendemos louvores, medalhas ou condecorações. Queremos, pura e simplesmente, que nos sejam pagos os honorários pelos serviços prestados nesse âmbito, os quais são da responsabilidade do Instituto de Gestão Financeira e Patrimonial da Justiça, organismo dependente do Ministério da Justiça. Vimos por isso requerer a Vossas Exc.ªs que se dignem ordenar a execução das tranferências bancárias dos montantes que nos são devidos pelo trabalho desempenhado no âmbito do apoio judiciário.
Sincerely,

quinta-feira, outubro 19, 2006

SAMORA MACHEL

LIVRE USO LUDICO-EDUCACIONAL
fonte: Correio da Manha

"MAIS CONHECIDO PELAS ANEDOTAS

Para grande parte dos portugueses, principalmente para as gerações mais jovens, o falecido presidente moçambicano Samora Machel é mais conhecido pelas anedotas grosseiras que se contam sobre a sua pessoa do que propriamente pelo seu papel histórico na independência de Moçambique. Trata-se de um reflexo dos tempos que se viveram em Portugal a seguir à descolonização, segundo afirmou ao Correio da Manhã o sociólogo Paquete de Oliveira.“Tem a ver com o contexto político da altura, que era mais favorável a ajustes de contas. Havia uma tendência para sobrevalorizar os aspectos negativos da figura de Samora Machel em detrimentos dos aspectos positivos”, afirma o sociólogo.Muito populares em finais dos anos 70 e no princípio dos anos 80, inclusive após a trágica morte do presidente moçambicano, em 1986, as anedotas do Samora, como eram conhecidas, sobreviveram até aos nossos dias.De cariz extremamente racista e depreciativo para a figura do presidente moçambicano, essas anedotas eram, para Paquete de Oliveira, o reflexo de todo o ressentimento causado pela descolonização. “Era um contexto muito marcado pela descolonização, por um discurso mais popular, sobretudo da parte dos retornados, que tinham determinados preconceitos”, afirma. Um ressentimento que, adianta, explica em grande parte por que razão “a sobrevalorização desse aspecto mais popular foi superior à do papel de Samora Machel como chefe de Estado e que a História tem reconhecido”.

Consideramos nós Cafico, que o sociólogo Paquete de Oliveira, deve um pedido de desculpas a todos os "Retornados" , face ao O Jornal Correio da Manhã publicou e imputando-lhe a sua autoria ...

Quais eram esses preconceitos senhorn Paquete de Oliveira?
As Anedotas do Samora não eram do mesmo timbre das anedotas do Salazar? Muitas só mudavam o nome de Salazar para Samora !!!
Além disso quem eram os seus autores? Retornados? Ex-Combatentes? Outros Portugueses que nunca estiveram no Ultramar? Quem?

Sr Paquete é facil enganar os ceguinhos, não é? Por certo não quererá ser a magestade num reino de pitosgas!